Alemanha
Rota Romântica
DESCRIÇÃO FOTOS DICAS ONDE FICAR

Por mais de 50 anos, o marco da Rota Romântica tem sido a sua maravilhosa combinação de natureza, cultura e hospitalidade. A rota turística mais famosa e popular da Alemanha percorre 350 românticos quilômetros, através da rica e variada paisagem cultural, ao longo do rio Main, e através dos vinhedos franconianos, até chegar nos Alpes. Esta fantástica rota entre Würzburg e Füssen oferece aos turistas a oportunidade de conhecerem pequenos e históricos vilarejos, com impressionantes construções e lugares de interesse histórico que continuam mantendo todo o seu charme original. A rota atravessa o charmoso Vale Tauber, o Nördlinger Ries, localizado no coração de uma gigante cratera, a pitoresca planície Lechfeld, Pfaffenwinkel (canto das pessoas) – uma terra de fazendeiros, artistas e monges, situada ao pé das montanhas dos Alpes, ao norte da Baviera – antes de desembocar nos famosos castelos dos contos de fadas do rei Ludwig (King Ludwig).

 

O próprio nome da Rota Romântica expressa o sentimento de muitos visitantes, tanto da Alemanha, como do exterior, quando se deparam pela primeira vez com este espetacular cenário de riquezas, com sua história ocidental, sua arte e sua cultura: o fascínio e a sensação de estar sendo levado de volta aos velhos tempos. Todavia, cenários maravilhosos e delícias culinárias não são a única coisa que a Rota Romântica tem a oferecer. Aqui você também encontrará os castelos dos contos de fadas do Rei Ludwig, localizados em Schwangau, que são cercados por quatro lagos e ficam em frente à área de preservação de natureza das montanhas Ammer.

 

Cidades

 

Wurzburg

É conhecido como ponto de partida da Rota Romântica. Wurzburg é uma cidade medieval onde é possível contemplar igrejas, palácios e monumentos entre os quais sobressai o magnífico Castelo Marienberg e o Palácio Residencial do século XVIII, patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Rothenburg ob der Tauber

A viagem prossegue por esta pequena cidade medieval que é uma das cidades mais visitadas da Rota Romântica. Você pode começar o passeio pela praça do mercado, onde se encontra o prédio da Prefeitura construído no século XVI. Em seguida, visite a igreja Jakobskirche, cuja construção durou 173 anos. O museu do crime e o Museu de Bonecas e Brinquedos também merecem ser vistos.

 

Dinkelsbühl

Continuando em direção ao Sul, a principal parada é Dinkelsbühl, uma cidade pitoresca onde a maioria das edificações data dos séculos XIII a XIX. O centro histórico é todo cercado de muros, vários portões e mais de uma dezena de torres. Destaca-se na paisagem a igreja de São Jorge construída em estilo gótico. Você vai passar também pelas cidades de Schillingsfürst e Feuchtwangen.

 

Nördlingen

Nördlingen é uma das cidades medievais melhor preservadas de toda Alemanha. Suas antigas construções estão em perfeito estado, bem como a muralha que cerca toda a cidade. Uma das atrações é subir os 350 degraus da igreja de São Jorge e contemplar a paisagem do alto de seus 90 metros. Vale a pena também visitar o Museu da Cratera, onde se podem conhecer os detalhes da queda de um grande meteoro na região, há 15 milhões de anos.

 

Augsburgo

A cidade de Augsburgo é um dos mais proeminentes centros comerciais e industriais da Baviera. O ponto turístico que mais se destaca é o prédio da prefeitura erguido em 16620. Outros atrativos são os 15 museus, a Catedral, a casa de Bertholçd Brech, o Palácio Schaezler e a Fuggerei, o mais antigo conjunto residencial de caráter residencial e filantrópico do mundo. Em 147 habitações podem residir desde 1516, cidadãos de Augsburg que sejam pobres, católicos e que rezem pela alma do mecenas Jakob Fugger três vezes ao dia.

 

Seguindo viagem em direção a Schwangau, é recomendável uma parada intermediária nas proximidades de Steingaden para conhecer uma igreja muito especial a Wierskirche, construída há quase 250 anos em homenagem a um milagre acontecido na região. Foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade por ser uma obra de arte única. Chegando ao fim da Rota Romântica, alcançamos o vilarejo de Schwangau e a cidade de Fussen. La encontra-se o mais famoso castelo da Alemanha, o Castelo de Neuschwanstein. A região conta ainda com outros atrativos como o Mosteiro de Ettal, as cidades de Oberammergau e Garmisch-Partenkirchen, a montanha Zugspitze – a mais alta da Alemanha com quase 3.000 metros. Existem excursões para subir ao cume, onde é possível visualizar a região da Áustria, Itália e Suíça.

Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Facebook
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.